Vivências da Infância


VIVÊNCIAS DA 

INFÂNCIA

Kalyandra Khadyne Imai Gonçalves[1]

 

               Nessa atividade em lembrar da minha infância, tentei buscar as memórias mais antigas primeiro, e descrever algumas em ordem crescente. Lembro de minha criança sempre reservada, observadora, e com grandes preocupações. Elenquei as memórias que me fazem bem e que retratam as experiências e vivências dessa criança.

         A primeira é de um bairro chamado Cocuera, em Mogi das Cruzes, SP, primeiro lugar que moramos após meus pais saírem do Paraná. Lembro-me de entrar dentro de um balde grande com água para brincar, andar de bicicleta na rua de terra, correr no meio da horta.

   Depois, moramos em Capixinga, localizado na área rural de Mogi das Cruzes, SP. Lembro-me de pés de caqui ao redor de uma estrada de terra e a companhia de minha avó materna, que me levava para passear enquanto meus pais trabalhavam.

               Mais tarde, morei em um outro bairro chamado Luis Carlos, entre Mogi das Cruzes e Guararema, no estado de São Paulo. As árvores me encantavam, principalmente as goiabeiras, que adorava subir e brincar. Embaixo de um coqueiro, eu montava um hospital de insetos. Afogava as formigas, depois colocava-as em tampinhas de garrafas forradas com algodão e alimentava-as com água com açúcar na seringa. Quando voltavam a se movimentar, eu achava incrível e então, retomavam seu caminho. Havia uma primavera linda, que florescia com flores rosa pink.

             Aos 5 anos, mudei-me para a Avenida Presidente Getúlio Vargas, em Mogi das Cruzes, SP. O quintal era amplo, andava de bicicleta, patins e morava ao lado da casa dos meus avós maternos. Moramos muitos anos nesse lugar e tenho boas lembranças dessa convivência.

    Na casa, tinha árvores para subir, muros para escalar, terra para brincar e flores para apreciar. Quando chegamos nesse local, a rua era de paralelepípedo. Tive a oportunidade de ver as mudanças no bairro. As ruas sendo asfaltadas, os comércios ocupados, a avenida cada vez mais movimentada.

              Até hoje, às vezes tenho a sensação de quando voltava da escola. Chegava na casa da minha avó, a porta da cozinha aberta para a lavanderia, enquanto os raios do sol entravam e sentia uma tranquilidade, me preparando para o almoço, com a mente serena, sem pressa de pensar no que precisaria ser feito após. Eu teria tempo para organizar a minha tarde.

          Essas são as memórias que me fazem bem. Por vezes, as imagens, as sensações ou os cheiros da infância retornam ao presente e me renovam, além de ser um incentivo para eu pensar como mãe, qual é a infância que quero que meus filhos se lembrem no futuro.

        Escolhi essa foto para finalizar meus escritos, que é a imagem que temos ao chegar em Mogi das Cruzes, SP, cidade que passei minha infância, adolescência e parte da vida adulta, lugar em que tive minhas primeiras conquistas, decepções e aprendizados.

       Por anos, passando todos os dias por esse caminho para retornar do trabalho, sempre, ao ver essa paisagem, gravada em meu coração, vem a sensação de que “cheguei em casa”, está tudo bem... muito semelhante com o sentimento que tinha ao entrar na casa de minha avó após a escola, almoçar e aguardar a tarde chegar.

         Atrás da serra, podemos apreciar uma linda cidade, conhecer quem serão os melhores amigos de sua vida, andar pelas ruas para acalmar os prantos, respirar fundo para encontrar uma saída, ir a lugares para se divertir, conversar, degustar, estudar, trabalhar, encontrar e reencontrar pessoas, entrar nas lojas para ver as novidades, traçar sonhos, conquistar alguns, renovar ideais, andar de trem e deparar-se com um amor, romper barreiras, persistir mais um pouco e chegar a novos lugares, conhecer o mar, ficar em silêncio, vibrar de felicidade, estar exultante, ser paciente, nunca mais querer voltar, sentir saudades... viver...

 Fonte: Acervo pessoal – janeiro de 2019.



[1]Professora da rede municipal de Maringá, integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil (GEEI). E-mail: kalyandradoy@gmail.com


Comentários

Postagens mais visitadas